quinta-feira, 25 de julho de 2013

Apresentação de Gabriela / Centenário de Jorge Amado 2012

Esse trabalho coreográfico foi realizado com as alunas do Clube Escolar Rio das Pedras em homenagem ao centenário de  Jorge Amado e teve apresentação no Teatro Carlos Gomes/RJ.
O trabalho foi elaborado com pesquisa de vida e obra do autor, a partir disso se apropriaram do que é nosso, a cultura brasileira.
Nesse ano de 2013, já estamos com nova pesquisa o Centenário de Vinicius de Moraes. Nos Aguarde!!!


Primeira Parte


Segunda Parte


Foto: As alunas do Clube Escolar Rio das Pedras em apresentação no Teatro Carlos Gomes.
Foto depois da apresentação, todas mais relaxadas e felizes. Para muitas era a primeira vez que entraram num teatro. Lindo.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Brincando com a Neurociência!

SEU CÉREBRO É CAPAZ DE REVELAR ESTA FOTO — EM CORES!
Instruções: 1) Fixe seu olhar, por 30 segundos, no ponto VERMELHO que existe no nariz da garota. — 2) Depois dos 30 segundos, tire os olhos da foto e olhe para uma superfície plana e clara (uma parede nua ou o teto vazio). - 3) Pisque os olhos, rapidamente (e por várias vezes), ao mesmo tempo em que olha para a parede ou teto. Você verá a foto já revelada, em cores e em tamanho maior! (Funciona até com os daltônicos!)

segunda-feira, 8 de julho de 2013

A Dança que aliena, é Dança?




Considero a Dança uma arte, e toda forma que aliena as pessoas não consigo chamar de coisa alguma, e assim questiono: Como estamos, nós professores, abordando o corpo de nossos alunos nas escolas? 
O corpo é o templo da alma, do sentimento, da emoção e do pensamento. Devemos levar a cada um deles refletirem sobre os movimentos e as músicas que estimulam seus corpos. O movimento corporal, isto é as danças, dentro das escolas não pode ser alienado, fazer por fazer, copiar apenas.Tenho visto algumas coisas dentro do espaço escolar que me entristecem, levando crianças a repetirem "danças" prontas, fortalecendo a cultura da mídia consumista e sensualizada com expressões corporais que não saem das crianças. Essa não é a função da escola, dança como educação é desenvolver em nossos alunos a expressão, é criar junto e não apenas ser um mero imitador, algo que já vem pronto em fôrma, um modelo oco. LUTO para que a dança realmente dentro do ensino seja para contribuir no processo da aprendizagem, formar mentes que pensam e não para alienar contribuindo com a mídia que massifica.