Ser capaz de ouvir não significa necessariamente ser capaz de escutar, ser capaz de ver não significa necessariamente ser capaz de olhar. (Myklebust)
Cada professor tem sua metodologia de trabalho dentro da Educação Física e com isso segue algumas abordagens pedagógicas que se mesclam mais ou menos. No meu caso, me percebo usando a abordagem psicomotricista que segundo Dario(2005) o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando garantir a formação integral do aluno. Também me vejo sempre usando trabalhos que tragam as crianças atividades que favoreçam a imagem corporal, núcleo central da personalidade. O que eu valorizo é a aprendizagem do aluno de forma integral e não um gesto técnico.
Nessa postagem quero falar sobre percepção sonora, que segundo Roberto Lent (2003) audição é a capacidade de perceber os sons. Som é a perturbação vibratória do ambiente que permite a audição. Refere-se apenas às vibrações de ar que somos capazes de perceber. Como as capacidades auditivas dos animais variam, algumas vibrações que representam sons para um cão, por exemplo, para nós passam inteiramente despercebidas. Portanto, o conceito de som é vinculado à percepção : trata-se de uma forma de energia que deve ser sempre referida ao animal que a percebe.