terça-feira, 28 de maio de 2013

Corpo Aprendiz 2 - Educação da Percepção Sonora - Por quê?

 
   
Ser capaz de ouvir não significa necessariamente ser capaz de escutar, ser capaz de ver não significa necessariamente ser capaz de olhar. (Myklebust)

   Cada  professor tem sua metodologia de trabalho dentro da Educação Física e com isso segue algumas abordagens pedagógicas que se mesclam mais ou menos. No meu caso, me percebo usando a abordagem psicomotricista que segundo Dario(2005) o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando garantir a formação integral do aluno. Também me vejo sempre usando trabalhos que tragam as crianças atividades que favoreçam a imagem corporal, núcleo central da personalidade. O que eu valorizo é a aprendizagem do aluno de forma integral  e não um gesto técnico.
   Nessa postagem quero falar sobre percepção sonora, que segundo Roberto Lent (2003) audição é a capacidade de perceber os sons. Som é a perturbação vibratória do ambiente que permite a audição. Refere-se apenas às vibrações de ar que somos capazes de perceber. Como as capacidades auditivas dos animais variam, algumas vibrações que representam sons para um cão, por exemplo, para nós passam inteiramente despercebidas. Portanto, o conceito de som é vinculado à percepção :  trata-se de uma forma de energia que deve ser sempre referida ao animal que a percebe.

terça-feira, 14 de maio de 2013

O CORPO APRENDIZ - SENTIR,PENSAR,AGIR - DANÇA NA ESCOLA


OLHAR
o que eu vejo

me atravessa
como ao ar
a ave
o que eu vejo passa
através de mim
quase fica
atrás de mim 
o que eu vejo
- a montanha por exemplo
banhada de sol -
me ocupa
e sou apenas
essa rude pedra iluminada
ou quase se não fora 
saber que a vejo.                
                                              Ferreira Gullar (Poeta brasileiro)
   
   Segundo Angel Vianna educar pela arte é fortalecer a investigação, a experimentação e a transformação do indivíduo. Para mim, a Dança é a arte mais bela do movimento que pelas experiências vividas fazem o sujeito sentir, pensar e agir com criatividade e beleza.
   É preciso criar ambientes onde as crianças possam desenvolver capacidade de expressão, sensibilidade, harmonia e criatividade. Essa capacidade começa pela consciência corporal, um corpo sensibilizado, sentido, reconhecido em toda sua plenitude. Através do movimento, vamos percebendo esse corpo que nos é apresentado. O movimento é uma ação cognitiva e motora, pensamos para agir, formamos intenção para um ato motor. A neurociência mostra que pela elaboração do pensar e sentir vamos tomando consciência corporal e a partir desse aprendizado a transmissão ou elaboração de novos conhecimentos tornam-se facilitados.
   Cada professor tem sua metodologia de trabalho, a forma como avalia seus alunos e desta forma eu também tenho as minhas. A primeira coisa que gosto de fazer quando tenho alunos novos em minhas mãos é fazer uma avaliação rápida e simples, o Teste do Desenho da Figura Humana. Chego converso com as crianças colocando que não precisam ficar envergonhados se não sabem desenhar pois não é um teste de habilidade artística mas que façam como se percebem, como se vêem, isso os deixam mais a vontade e assim acabam dando o seu melhor, em alguns casos crianças se bloqueiam mas é raro não aparecer nada.       
Fonseca(1983) destaca os trabalhos de Bonhomme sobre evolução do desenho do corpo humano e a  "escala de Wintsch" (fig.1) , em que se encontram por ordem cronológica os diferentes estados de representação.

   Essa é uma forma simples e rápida de se perceber o nível de  maturidade motora e psicológica das crianças, normalmente claro que há exceção, crianças que não conseguem desenhar uma figura humana também apresentam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de sala de aula. As suposições que elaboro das crianças em suas habilidades cognitivas e motoras são constatadas ao conversar com a professora de sala de aula que vem corroborar as análises. Esse teste por sua facilidade ajuda o professor a ter um olhar mais individual dos seus alunos pois já percebe aqueles que necessitam de mais ajuda e aqueles que podem ajudar seus amigos.
Desenho de alunas da Oficina de Dança do Clube Escolar Rio das Pedras,  nestes desenhos as crianças já elaboram movimentos em suas figuras.
Aluna de 9 anos do Clube Escolar Rio das Pedras/RJ















   Segundo Melo(1997), o Teste do Desenho da Figura Humana foi criado em 1926 por Florence Goodenough para medir a inteligência geral pela análise da representação da figura humana. A solicitação original do teste consistia em pedir à criança que desenhasse um homem. Esclarecendo que tanto no teste original como na revisão põe-se ênfase na precisão da observação da criança e no desenvolvimento do pensamento conceitual, e não na habilidade artística.

   Outra forma de levar a maturidade da consciência corporal, que alguns também chamam de esquema corporal e outros de imagem corporal mas isso é assunto para outra postagem, é a elaboração do traçado do corpo de um aluno por um pequeno grupo, assim nessa montagem vão percebendo os erros e acertos e juntos vão elaborando as formas. Curtiss(1988) comenta que as crianças serão beneficiadas em seu desenvolvimento, se puderem criar, aprender e descobrir, juntamente com o movimento que o próprio corpo lhes possibilita e é esta descoberta que estamos empenhados em proporcionar, para que realmente a criança possa usar seu corpo, como instrumento de seu próprio desenvolvimento.
Uma construção em conjunto
Conversando a gente se entende
Muitas cabeças pensantes, diálogos sendo construídos para elaboração de como vai ficar a boneca bailarina.


Elaboração final dos desenhos, observe que foram feitos com várias texturas além de lápis cera e de cor, lã, tecidos, emborrachados, purpurina .... . Isto tem a intenção de desenvolver as sensações e percepções pelas texturas variadas.



Bem, é isso, espero que tenham gostado da matéria! Deixem seus comentários e perguntas que gostariam de saber mais sobre a importância do corpo sensibilizado no aprendizado e no desenvolvimento. Ficarei feliz em responder.