terça-feira, 28 de maio de 2013

Corpo Aprendiz 2 - Educação da Percepção Sonora - Por quê?

 
   
Ser capaz de ouvir não significa necessariamente ser capaz de escutar, ser capaz de ver não significa necessariamente ser capaz de olhar. (Myklebust)

   Cada  professor tem sua metodologia de trabalho dentro da Educação Física e com isso segue algumas abordagens pedagógicas que se mesclam mais ou menos. No meu caso, me percebo usando a abordagem psicomotricista que segundo Dario(2005) o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando garantir a formação integral do aluno. Também me vejo sempre usando trabalhos que tragam as crianças atividades que favoreçam a imagem corporal, núcleo central da personalidade. O que eu valorizo é a aprendizagem do aluno de forma integral  e não um gesto técnico.
   Nessa postagem quero falar sobre percepção sonora, que segundo Roberto Lent (2003) audição é a capacidade de perceber os sons. Som é a perturbação vibratória do ambiente que permite a audição. Refere-se apenas às vibrações de ar que somos capazes de perceber. Como as capacidades auditivas dos animais variam, algumas vibrações que representam sons para um cão, por exemplo, para nós passam inteiramente despercebidas. Portanto, o conceito de som é vinculado à percepção :  trata-se de uma forma de energia que deve ser sempre referida ao animal que a percebe.


 Aula de Educação Física na Escola Pública Jorge Amado/ RJ. Os alunos precisam identificar os sons idênticos dos potes e formarem duplas.

    Precisamos aprender a escutar, escutar o mundo que nos cerca. Ajudar nossas crianças a terem ouvidos pensantes, uma consciência sonora. De acordo com Oliveira(1997), um professor desde cedo deve auxiliar os alunos a saber discriminar os sons dentro da linguagem oral. Quando forem aprender a ler terão que associar o som percebido a uma grafia. É necessário que para isto eles tenham verdadeiramente uma boa discriminação auditiva, além de uma capacidade de simbolização, decodificação e memorização.Quando as crianças decodificam, estão dando um significado a muitos sons que ouviram.
   Crianças gostam de descobrir coisas, e por isso brincar com elas é algo muito sério, aprender é divertido por que trás descobertas sobre o mundo através de si próprio. Exemplos, brincar com a percepção sonora do seu próprio nome de olhos vendados em dupla com um amigo, descrever por um instante de olhos também vendados os sons mais próximos e os sons mais distantes, descrevendo os sons de natureza e os sons de máquinas, o jogo da cabra-cega onde por toques e gritos dos amigos tenta-se localizá-los para pegá-los, desenhar os sons que se ouve, telefone sem fio, esses são alguns exemplos,  mas cada um vai descobrindo e criando novas formas de brincar com nossos ouvidos.

 


   Principais letras que são passíveis de serem confundidas pelo SOM e sendo trocadas pela criança, segundo Morais(1986), Condemarim e Blomquist(1988):
                       
          TROCAS

  1. F por V,B ou J ( foi > voi, joi)
  2. P por B ( ponte > bonte)
  3. CH por J,V (chapa > japa)
  4. D por B,T ( dado> bado, tado)
  5. T por D ( tatu > dadu)
  6. S por Z ( sonho > zonho)
  7. C por G ( cartaz > gartaz)











VOCÊ PODE PENSAR EM UM NOVO JOGO E ME ENVIAR.
   Até a próxima.















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