domingo, 28 de setembro de 2014

A Pedagogia da Educação dos políticos brasileiros


     Hoje vivemos uma "educação para todos" no Brasil, mas até que ponto apenas criamos um cenário para dizer que estamos de acordo com as leis e a Constituição? Salas lotadas, estruturas em desacordo com a educação de qualidade, professores cansados, estressados, desanimados, sem tempo para pesquisas ou para pensar.

          

    Uma sociedade que não é levada a valorizar a função de magistério, onde este é encarado com muito labor e o capitalismo que incita as pessoas que o importante é consumir e não seu crescimento pessoal através dos estudos que motiva, estimula ao conhecimento , só posso acreditar que ainda estamos presos a valores de mercados.
     Provavelmente nenhum autor terá formulado com maior clareza, sinceridade e fidelidade a visão burguesa da educação do que o holandês Bernard Mandeville. Segundo ele:

 "em uma nação livre na qual não se permite a escravidão, a riqueza mais segura consiste numa multidão de pobres laboriosos".

Continuando:

" para fazer feliz a sociedade e manter contentes as pessoas, ainda que nas circunstâncias mais humildes, é indispensável que o maior número delas seja pobre e, ao mesmo tempo, totalmente ignorante". (1670-1733)

Assim, espero que as ideias de pensadores como Paulo Freire, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e tantos outros, possam criar raízes profundas por aqueles que ainda acreditam que a luta da educação brasileira só começou. A LUTA CONTINUA!




Bernard Mandeville, ou Bernard de Mandeville, foi um filósofo, economista político e satírico. Nasceu na Holanda, mas viveu a maior parte de sua vida em Inglaterra, tendo usado o Inglês para a maioria das obras que publicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário