quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Como o movimento da Dança favorece nosso cérebro?

Aula realizada na sala de Dança da Escola Jorge Amado com os alunos do Clube Escolar Rio das Pedras, uma sequência coreográfica com os seis elementos do movimento:
firme, ligeiro, contínuo, rápido, direto, flexível.
     Segundo Rudolf Laban, a dança como composição de movimento pode ser comparada à linguagem oral. Assim como as palavras são formadas por letras, os movimentos são formados por elementos; assim como as orações são compostas de palavras, as frases da dança são compostas de movimentos. Esta linguagem do movimento, de acordo com seu conteúdo, estimula a atividade mental de maneira semelhante, e talvez até mais complexa que a palavra falada.
     Ao realizar uma sequência coreográfica como a do vídeo acima,o aluno necessita colocar em ação toda sua cognição, que começa com a intenção do movimento, esse movimento se realizará com a atenção, percepção espacial, temporal, memória, consciência do seu corpo no espaço e tempo se relacionando com outros corpos, usando do equilíbrio para aprimorar técnica e sincronia. Entendo que o movimento, o ato motor, só se realiza a partir de uma intenção que é um processo cognitivo, e esse processo se relaciona com a memória.

sábado, 13 de agosto de 2011

Apresentação da Coreografia "Bem Brasil" - Clube Escolar Rio das Pedras


    A coreografia "Bem Brasil" vem promover o resgate cultural do ritmo brasileiro, solto, leve, descontraído. Brincando com nossas raízes, rítmos e cores com músicas produzidas com os sons do próprio corpo.
Alunas da Oficina de Dança do Clube Escolar Rio das Pedras, mostram sua coreografia inspirada na cultura brasileira, desde os movimentos até a escolha da roupa e penteado.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Os 3 Ds do Clube Escolar Rio das Pedras:Dança, Diversão e Desenvolvimento.

"O BRASIL QUE VEIO DA ÁFRICA"
Conhecendo as origens da cultura brasileira.
           



"CARMEM MIRANDA "
 
Sonhando e brincando de faz-de-conta!


Alegria que contagia!
 

 
Amizade e unidade.


"NEGÓCIO DA CHINA"


Conhecendo os povos que fizeram migração para o Brasil.



A Metodologia da Dança


Pela Dança posso ser um Pássaro, uma Flôr ou um Animal.
Ser a Natureza.

Aprendendo a cuidar da Água através da Dança.

    Peço a quem quer ensinar a Dança dentro das escolas, a seguinte reflexão:
Como ensinar a dançar de forma eficiente, construtiva e que haja crescimento do sujeito em todos os aspectos do desenvolvimento humano? A técnica fica para segundo plano.Procuro ao ensinar a dança estratégias que vão contextualizar o cotidiano, nada é mais alienante do que aquilo que foge ao universo do aluno. Por isso o professor é um eterno pesquisador, se foge disso, corre o risco de uma educação alienante, descontextualizada, pois  a dança tem que ser usada como fonte de autoconhecimento, cultural corporal, sensibilização e reflexões sobre o universo em que atua. Levar o aluno através das vivências corporais e pela pesquisa a desenvolver autonomia, pensamento crítico e reflexões sobre os diversos assuntos que atuam na sociedade, isto é, dançar a dança da vida.
    A Dança ainda não tem esse papel dentro das escolas, é sempre lembrada nos eventos escolares como forma de alegrar e embelezar um evento social, perdendo sua maior contribuição que é fortalecer os processos de aprendizagem. Dança tem que ser diária no currículo escolar, fazer parte no cotidiano dos alunos de forma a trazer experiências contextualizadas.
    Ao dar aulas de dança no Clube Escolar Rio das Pedras- CERP os alunos buscam através do corpo em movimento contextualizar práticas do dia-a-dia, situações e problemas sociais e culturais. A dança vem preenchida de contexto que enriquece o aprendizado através do prazer de dançar e do novo conhecimento adquirido que vem pela conscientização e pelo pensamento crítico.
   Com essa estratégia minha metodologia tem sido buscar temas atuais, problemas sociais e culturais vividos pelos alunos. Nesse pensamento a comunidade do Rio das Pedras, zona oeste do estado do Rio de Janeiro, é rica de situações- problemas, comunidade que sofre com graves problemas de infraestrutura como saneamento básico e super população. Ao observar os problemas da comunidade, de como se relacionam com o meio e entre eles, trago uma proposta de sustentabilidade com o intuito de levar uma maior consciência de como o ambiente está sendo explorado.
   Minha inspiração para o ano de 2011 tem como tema gerador de aprendizagem da dança o Meio Ambiente para preservar a vida e o mundo, com o título "O LIXO QUE NÃO É LIXO: É LUXO É ARTE", e nessa proposta todos foram sensibilizados para encontrar soluções que possam amenizar os problemas da comunidade através de ações de reciclagem, reutilizar e reduzir.

ESTRATÉGIAS:

 Propostas de arte e dança estão surgindo, vídeos são passados, passeios estão programados, as crianças estão fazendo brinquedos de sucata com garrafa pet, papel de bala e biscoito estão virando flores, danças com materiais  que produzem som, as famílias estão ajudando na confecção dos materiais, as mães participam e ajudam suas filhas no clube escolar.

Meu pequeno grande projeto temático está em andamento com as turmas de alunos de ballet, jazz e as turmas de educação física da escola Jorge Amado 7ª CRE. Essa é minha praia, que participem dessa metodologia de ensinar através da arte em movimento. A criatividade das crianças está no ar.
   VEM DANÇAR COM A GENTE, A DANÇA  DA VIDA!
"A sobrevivência no planeta vai depender de como se lida com o lixo".