segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Metodologia da Dança


Pela Dança posso ser um Pássaro, uma Flôr ou um Animal.
Ser a Natureza.

Aprendendo a cuidar da Água através da Dança.

    Peço a quem quer ensinar a Dança dentro das escolas, a seguinte reflexão:
Como ensinar a dançar de forma eficiente, construtiva e que haja crescimento do sujeito em todos os aspectos do desenvolvimento humano? A técnica fica para segundo plano.Procuro ao ensinar a dança estratégias que vão contextualizar o cotidiano, nada é mais alienante do que aquilo que foge ao universo do aluno. Por isso o professor é um eterno pesquisador, se foge disso, corre o risco de uma educação alienante, descontextualizada, pois  a dança tem que ser usada como fonte de autoconhecimento, cultural corporal, sensibilização e reflexões sobre o universo em que atua. Levar o aluno através das vivências corporais e pela pesquisa a desenvolver autonomia, pensamento crítico e reflexões sobre os diversos assuntos que atuam na sociedade, isto é, dançar a dança da vida.
    A Dança ainda não tem esse papel dentro das escolas, é sempre lembrada nos eventos escolares como forma de alegrar e embelezar um evento social, perdendo sua maior contribuição que é fortalecer os processos de aprendizagem. Dança tem que ser diária no currículo escolar, fazer parte no cotidiano dos alunos de forma a trazer experiências contextualizadas.
    Ao dar aulas de dança no Clube Escolar Rio das Pedras- CERP os alunos buscam através do corpo em movimento contextualizar práticas do dia-a-dia, situações e problemas sociais e culturais. A dança vem preenchida de contexto que enriquece o aprendizado através do prazer de dançar e do novo conhecimento adquirido que vem pela conscientização e pelo pensamento crítico.
   Com essa estratégia minha metodologia tem sido buscar temas atuais, problemas sociais e culturais vividos pelos alunos. Nesse pensamento a comunidade do Rio das Pedras, zona oeste do estado do Rio de Janeiro, é rica de situações- problemas, comunidade que sofre com graves problemas de infraestrutura como saneamento básico e super população. Ao observar os problemas da comunidade, de como se relacionam com o meio e entre eles, trago uma proposta de sustentabilidade com o intuito de levar uma maior consciência de como o ambiente está sendo explorado.
   Minha inspiração para o ano de 2011 tem como tema gerador de aprendizagem da dança o Meio Ambiente para preservar a vida e o mundo, com o título "O LIXO QUE NÃO É LIXO: É LUXO É ARTE", e nessa proposta todos foram sensibilizados para encontrar soluções que possam amenizar os problemas da comunidade através de ações de reciclagem, reutilizar e reduzir.

ESTRATÉGIAS:

 Propostas de arte e dança estão surgindo, vídeos são passados, passeios estão programados, as crianças estão fazendo brinquedos de sucata com garrafa pet, papel de bala e biscoito estão virando flores, danças com materiais  que produzem som, as famílias estão ajudando na confecção dos materiais, as mães participam e ajudam suas filhas no clube escolar.

Meu pequeno grande projeto temático está em andamento com as turmas de alunos de ballet, jazz e as turmas de educação física da escola Jorge Amado 7ª CRE. Essa é minha praia, que participem dessa metodologia de ensinar através da arte em movimento. A criatividade das crianças está no ar.
   VEM DANÇAR COM A GENTE, A DANÇA  DA VIDA!
"A sobrevivência no planeta vai depender de como se lida com o lixo".

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