quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Como o movimento da Dança favorece nosso cérebro?

Aula realizada na sala de Dança da Escola Jorge Amado com os alunos do Clube Escolar Rio das Pedras, uma sequência coreográfica com os seis elementos do movimento:
firme, ligeiro, contínuo, rápido, direto, flexível.
     Segundo Rudolf Laban, a dança como composição de movimento pode ser comparada à linguagem oral. Assim como as palavras são formadas por letras, os movimentos são formados por elementos; assim como as orações são compostas de palavras, as frases da dança são compostas de movimentos. Esta linguagem do movimento, de acordo com seu conteúdo, estimula a atividade mental de maneira semelhante, e talvez até mais complexa que a palavra falada.
     Ao realizar uma sequência coreográfica como a do vídeo acima,o aluno necessita colocar em ação toda sua cognição, que começa com a intenção do movimento, esse movimento se realizará com a atenção, percepção espacial, temporal, memória, consciência do seu corpo no espaço e tempo se relacionando com outros corpos, usando do equilíbrio para aprimorar técnica e sincronia. Entendo que o movimento, o ato motor, só se realiza a partir de uma intenção que é um processo cognitivo, e esse processo se relaciona com a memória.

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