Aula realizada na sala de Dança da Escola Jorge Amado com os alunos do Clube Escolar Rio das Pedras, uma sequência coreográfica com os seis elementos do movimento:
firme, ligeiro, contínuo, rápido, direto, flexível.
firme, ligeiro, contínuo, rápido, direto, flexível.
Segundo Rudolf Laban, a dança como composição de movimento pode ser comparada à linguagem oral. Assim como as palavras são formadas por letras, os movimentos são formados por elementos; assim como as orações são compostas de palavras, as frases da dança são compostas de movimentos. Esta linguagem do movimento, de acordo com seu conteúdo, estimula a atividade mental de maneira semelhante, e talvez até mais complexa que a palavra falada.
Ao realizar uma sequência coreográfica como a do vídeo acima,o aluno necessita colocar em ação toda sua cognição, que começa com a intenção do movimento, esse movimento se realizará com a atenção, percepção espacial, temporal, memória, consciência do seu corpo no espaço e tempo se relacionando com outros corpos, usando do equilíbrio para aprimorar técnica e sincronia. Entendo que o movimento, o ato motor, só se realiza a partir de uma intenção que é um processo cognitivo, e esse processo se relaciona com a memória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário